Newsletter 09/2017

 

 
 
enews centro habitat cimo e

09/2017  

enews centro habitat baixo enews centro habitat baixo

 

> NOTÍCIAS DO CLUSTER
associacao plataforma para a construcao sustentavel entidade gestora do cluster habitat sustentavel

Sessão de Capacitação RIS3 do Centro

Participe na Sessão de Capacitação na RIS3 da região Centro que terá lugar no Techdays Aveiro, dia 13/10/2017 às 16h30 (Parque de Exposições de Aveiro).

Esta sessão é organizada por um grupo de Clusters de Competitividade em parceria com a CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) e a CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro), contando ainda com a parceria do município de Aveiro.

A sessão visa esclarecer e debater as apostas estratégicas de especialização inteligente da região Centro (RIS3 Centro). Pretende-se apresentar e discutir o alinhamento com a estratégia RIS3 Centro das ideias provenientes de agentes da região (empresas, municípios, centros de I&D, associações) para permitir enquadrar melhor os seus investimentos de inovação e investigação. 

A inscrição é gratuita mas obrigatória aqui.

Programa

Picture1


associacao plataforma para a construcao sustentavel entidade gestora do cluster habitat sustentavel

Seminário desafios da Indústria 4.0

O Cluster Habitat Sustentável convida-o a participar no Seminário “Desafios da INDÚSTRIA 4.0” que terá lugar no dia 12/10/2017 às 15h, dinamizado no Techdays Aveiro 2017 por um conjunto de Clusters de Competitividade da Parceria PORTUGALClusters, para promover a discussão do impacto deste tema em diferentes cadeias de valor.

A inscrição é gratuita mas obrigatória aqui.

Programa

Picture1


associacao plataforma para a construcao sustentavel entidade gestora do cluster habitat sustentavel

 

 

 

bsr cluster conferencia de clusters em estugarda

Cluster Habitat Sustentável participou na 5ª Clusters Matchmaking Conference

O Cluster Habitat Sustentável participou na 5ª Clusters Matchmaking Conference, em Estugarda, durante os dias 21 e 22 de setembro, uma iniciativa no âmbito do programa BSR STARS Innovation Express. 

Neste evento participaram 210 participantes de 27 países e mais de 100 clusters europeus. Victor Ferreira, presidente do Cluster Habitat Sustentável teve a oportunidade de contactar com diferentes clusters e outras entidades europeias dos quais se destacam um cluster de construção dinamarquês (InnoBYG), o cluster francês Cap Digital da área das TIC, um cluster de nanotecnologias Checo (Nanoprogress) e ainda o diretor do Secretariado Europeu da Análise dos Clusters (ESCA), Helmut Kergel. Estes e outros contactos permitiram consolidar e estabelecer um conjunto de relações importantes para a internacionalização do Cluster e dos seus associados.

base cluster matchmaking estugarda com cluster habitat sustentavel


associacao plataforma para a construcao sustentavel entidade gestora do cluster habitat sustentavel

 

 

ecoplatform logo cluster habitat sustentavel

Cluster Habitat Sustentável no International EPD Business da ECO Platform

Baio Dias, vice-presidente do Cluster Habitat Sustentável faz apresentação do Sistema DAPHabitat (Sistema Nacional de Registo de DAP) no evento “International EPD Businees” da ECO Platform (associação que reúne vários programas de registo de DAP europeus), realizado no passado dia 27 de setembro em Oslo, que teve como anfitrião “The Norwegian EPD Foundation”. O tema da conferência “The environment as a competitive advantage in the international market”, foi estrategicamente escolhido devido ao aumento da globalização e dos desafios ambientais que o mundo enfrenta atualmente e esteve focado em detentores de DAP com ou sem registo na ECOPlatform, empresas que desenvolvem as DAP, utilizadores de DAP, empresas de construção e produtos para o Habitat e associações relevantes. O programa contou com apresentações dos operadores de programa e discussão sobre as condições do mercado e oportunidades em cada país, seguido de um tempo de interação entre os participantes.

Em acréscimo ao evento, os membros da direção da ECO Platform realizaram a sua “Board Meeting” n dia 26 de setembro que incluiu um passeio pelo famoso parque “Gustav Vigeland Sculpture” que terminou com um jantar informal.

Baio Dias na EcoPlatform vice presidente do cluster habitat sustentavel


associacao plataforma para a construcao sustentavel entidade gestora do cluster habitat sustentavel

 

plataforma de sistema de gestao e informacao do cluster habitat sustentavel

SIG HABITAT já se encontra disponível

A plataforma SIG HABITAT encontra-se disponível desde o início de setembro de 2017, como previsto, e conta já com membros registados e com a divulgação dos seus produtos, eventos, projetos e outras ações. Participe registando-se em www.sighabitat.pt

 

logos

 

> ATIVIDADES DOS ASSOCIADOS
instituto superior tecnico associado da associacao plataforma para a construcao sustentavel

Curso LiderA - Planear para implementar e certificar a Sustentabilidade na Construção

Vai realizar-se no Fundec no IST em Lisboa no dia 17/10 um curso sobre como desenvolver o plano para implementar e certificar a Sustentabilidade na Construção de forma eficiente (LiderA). Este novo curso tem em vista apresentar as boas práticas para que os participantes sejam capazes de:

(1) identificar as soluções mais promissoras a considerar para implementar a sustentabilidade e;

(2) desenvolver um plano estrutural para implementar e certificar a sustentabilidade nas novas construções ou na reabilitação de unidades turísticas, habitações e escritórios.

Mais informações aqui.


Curso para a Integração da Energia Solar no Edificado

A energia solar é cada vez mais uma oportunidade para o edificado, quer do ponto de vista bioclimático, quer do ponto de vista de possibilidade de fornecimento de energia (potenciado pela legislação do auto consumo). Esta oportunidade pode abranger, o aquecimento de águas, o fotovoltaico e até considerar outras formas de energias renováveis (eólica ou biomassa), bem como o seu armazenamento. As abordagens e soluções a considerar são objeto deste curso compacto. Este curso que se realiza no Fundec em Lisboa nos dias 8 e 9/11 de 2017, aborda as melhores práticas para selecionar de forma eficiente as soluções de energia solares mais viáveis a considerar no edificado, bem como a possibilidade de atingir quase zero de energia ou mesmo a auto-suficiência.

Mais informação aqui.


 itecons associado da associacao plataforma para a construcao sustentavel

CLBMCS 2018

Entre os dias 14 e 16/02 de 2018, irá realizar-se na Universidade de Coimbra o 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis. Este evento, organizado pelo ITeCons em parceria com a Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, e a  Universidade Federal da Paraíba, tem como principal objetivo divulgar os avanços científicos e industriais no desenvolvimento e aplicação dos materiais de construção sustentável.

Mais informações aqui.

Curso "Pensamento de ciclo de vida, ecodesign e a ISO 14001:2015"

Nos dias 15 e 16/11, irá realizar-se no LNEG, a 2ª edição do curso de formação "Pensamento de ciclo de vida, ecodesign e a ISO 14001:2015" organizado pelo ITeCons e pelo LNEG. O programa tem como ponto de partida a perspetiva de ciclo de vida da ISO 14001:2015 a partir dos novos requisitos da norma. O objetivo é aprofundar conhecimentos em metodologias e instrumentos que permitem às empresas cumprir esses requisitos e obter mais valias para o seu desempenho e o seu negócio.

As linhas programáticas do curso são as seguintes:

  • A nova ISO 14001:2015 e os seus requisitos explícitos em matéria de ciclo de vida;
  • Pensamento de ciclo de vida como filosofia de atuação nas empresas;
  • Avaliação do ciclo de vida (incluindo introdução a software de ACV);
  • Ecodesign (incluindo metodologias e ferramentas de ecodesign desenvolvidas no LNEG);
  • Outras abordagens de ciclo de vida: declarações ambientais de produto (incluindo o sistema DAP Habitat), rotulagem ambiental, etc.


Mais informações aqui.


Sessão de encerramento do Projeto ClimTestE+

No dia 30 de Novembro a partir das 15h, irá realizar-se no ITeCons, a sessão de encerramento do projeto “ClimTestE+ - New generation of energy efficient climatic chambers”, realizado em copromoção entre a Aralab e o ITeCons.

O projeto ClimTestE+ consistiu no desenvolvimento de uma nova geração de câmaras climáticas competitivas, cujos principais objetivos foram a redução do consumo energético e impacte ambiental, assim como do nível de potência sonora, a melhoria significativa de performance e de usabilidade e a otimização e flexibilização do processo de fabrico.

As linhas programáticas da sessão de encerramento são as seguintes:

  • Apresentação do contexto e objetivos do projeto;
  • Apresentação das soluções introduzidas na nova câmara climática, tanto a nível tecnológico como de design;
  • Apresentação dos estudos e ensaios realizados;
  • Apresentação do protótipo;

passivhaus portugal associacao associada do cluster habitat sustentavel

Workshops - 28/11 Aveiro

  1. Sistemas e equipamentos: dimensionamento e instalação da ventilação, aquecimento e arrefecimento numa Passive House. Inscrição

  2. Estanquidade ao ar: realização do blower door test e como melhorar a estanquidade ao ar numa Passive House. Inscrição


Conferência - 29/11 Aveiro

Sessões:

saber inovar pensar fazer da associacao passive house portugal cluster habitat sustentavel

  1. Saber - apresentação do Fórum  NZEB para Todos!

  2. Inovar - apresentação da integração da Passive House com o veículo elétrico e renováveis, entre outros.

  3. Pensar - debate sobre o papel da arquitetura no desempenho dos edifícios.

  4. Fazer - apresentação do edificio Passive House mais alto do mundo, entre outros

Programa completo e Inscrição


sofalca associada da associacao plataforma para a construcao sustentavel cluster

Sofalca em Paris na edição de Set/2017 da Maison & Objet

Pela segunda vez a Sofalca com a sua marca Gencork faz sucesso em Paris na edição de set/2017 da Maison & Objet. Ninguém conseguiu ficar indiferente ao olhar, ao toque, ao olfato, ao desenho generativo e à inovação em Cortiça. Um ponto de encontro perfeito entre a cortiça, a tecnologia e a criatividade. Um espaço cheio de experiências sensoriais. Muitos foram os portugueses que nos vieram dar os parabéns pelo trabalho e dizerem que assim tinham orgulho de ser Portugueses.

sofalca associada do cluster habitat sustentavel na feira de paris



homegrid associada do cluster habitat sustentavel conferencias e casas passivas

Certificação Passive House – Garantia de qualidade!

A Homegrid está a realizar a certificação de uma moradia Passive House no Algarve. A Certificação é uma garantia de qualidade e permitirá ao cliente assegurar os padrões exigidos pela Passive House e chegar rapidamente ao custo ótimo (construção x utilização).

algarve homegrid certificacao de uma moradia passiv house do cluster habitat sustentavel


 sonae arauco associado da associacao plataforma para a construcao sustentavel

Stucco e Fusion: Novos acabamentos Innovus prometem toque exclusivo e versatilidade

Os acabamentos Stucco e Fusion, recentemente apresentados ao mercado, fazem parte da gama de produtos decorativos Innovus da Sonae Arauco. Aplicados em painéis melamínicos ou laminados, estes acabamentos conferem ao produto uma textura e toque exclusivos.

Inspirado em ambientes industriais, lofts urbanos e materiais de origem natural, o acabamento Stucco apresenta uma textura que se assemelha a cimento com um toque cerâmico numa superfície estruturada, tátil e com brilho equilibrado. Disponível em cinco novos decorativos e quatro referências atuais, este acabamento permite recriar ambientes que remetem para paisagens rochosas.

O acabamento Fusion, por sua vez, apresenta uma textura quente e natural, que nos remete para a madeira trabalhada à mão. Disponível em dezassete decorativos, dos quais sete são novos e dez pertencem à coleção atual, o acabamento Fusion foi desenvolvido para criar ambientes calorosos e acolhedores.

Estes novos acabamentos inserem-se na aposta contínua da Sonae Arauco no desenvolvimento de novas soluções, aliando inovação com funcionalidade e qualidade ao design do produto.

Innovus Stucco Fusion


 Signinum entidade associada do cluster habitat sustentavel patrimonio

Recuperação e conservação das Torres dos Moinhos 

A Signinum concluiu recentemente os trabalhos de recuperação e conservação das Torres dos Moinhos de Vento de Alburica, no Barreiro. Estes símbolos do património industrial da cidade foram estruturalmente consolidados e os seus revestimentos interiores e exteriores recuperados. Os três moinhos de vento foram construídos em 1852, por José Pedro da Costa e José Francisco da Costa. O apelidado de Gigante, cujo sistema de velas original era de tipologia holandesa, isto é, velas de madeira retangular, foi desativado em 1919. Já os outros dois eram de tipologia comum, isto é, torre cilíndrica de dois pisos, com cobertura móvel e duas mós. Com o surgimento das moagens mecânicas e industriais, também acabaram por ser desativados (1950), sendo posteriormente reutilizados para habitação. Estes exemplares sustentavam no seu auge, os fornos da maior unidade fabril de produção de biscoito do País. O Município do Barreiro, com objetivo de proteger a memória destas estruturas pré industriais que marcam a sua história e paisagem, adquiriu-os e reabilitou-os, prometendo restituir estes ex-libris à sua estrutura funcional original.

moinhos2 obra de reabilitacao da signinum nos barreiros associada do cluster


Mestrado Internacional da Universidade do Minho visitou a igreja dos Terceiros

No passado dia 12/09, a Signinum levou a cabo uma visita de estudo à igreja dos Terceiros, em Braga, vocacionada para os alunos do Mestrado Internacional da Universidade do Minho em Análise Estrutural de Construções Históricas (SAHC), curso reconhecido pela Comissão Europeia com o selo de excelência “Erasmus Mundus”. Aos visitantes foi apresentada a empreitada em curso, seguindo-se uma visita aos locais de intervenção, onde foi dada uma explicação dos métodos utilizados na conservação e restauro dos elementos pétreos, pintura mural e restante recheio artístico.

visita do grupo de estudantes a uma obra da signinum associada do cluster habitat


centro tecnologico da ceramica e do vidro coimbra cluster habitat sustentavel socio

Jornadas Técnicas da Cerâmica

O CTCV, realiza nos dias 29 e 30/11 no Hotel Quinta das Lágrimas em Coimbra, em colaboração com a APICER, a 2ª edição das Jornadas Técnicas da Cerâmica.
Com um painel de especialistas convidados, o CTCV e a APICER entendem ser um momento distinto para a partilha de conhecimento, discussão de ideias e procura de soluções que conduzam ao crescimento sustentado do setor.
Nesta edição, pretende-se trazer a debate temáticas determinantes para o Futuro do Setor, tais como o Custeio e a Valorização da Produção na Indústria Cerâmica, o posicionamento do País e da Europa nos fatores determinantes para a Sustentabilidade do Setor, os novos paradigmas da Economia Circular, o intra - empreendedorismo como fator essencial a uma cultura de Inovação, os avanços cientifico-tecnológicos, novos processos e novos materiais  e a incontornável Transformação Digital.

jornadas tecnicas da ceramica 2017 ctcv apicer coimbra hotel cluster habitat


amorim cork composites associado da associacao plataforma para a construcao sustentavel

Descubra o novo underlay  para LVT - Amorim ECO 21dB

O design e a performance mudaram a indústria de pavimentos, especialmente no contexto LVT (Luxury Vinyl Tiles). Para responder aos mais recentes requisitos do mercado, a Amorim Cork Composites desenvolveu um underlay (manta com função acústica e de preparação do subpavimento) para pavimentos LVT, que utiliza cortiça e outros materiais reciclados, com características como a melhoria de conforto e a facilidade de aplicação. Produzida 100% a partir de materiais reciclados e naturais – aglomerado de cortiça e EVA – o Amorim ECO 21dB é um claro exemplo de economia circular. A combinação destes dois materiais deu origem a um produto de alta performance que é compatível com sistemas de aquecimento, adequado para nivelar a base quando se verificam áreas irregulares, capaz de suportar cargas pontuais e que protege o piso de danos nas juntas (sistema clique).

UNDERLAY PARA LVT

                                           Mais informação aqui.


apcmc associado da associacao plataforma para a construcao sustentavel

APP Materiais de Construção - Novas adesões

A App Materiais de Construção continua a sua expansão pelo público dos materiais de construção, atingindo o número 7000 em downloads da aplicação. Recentemente, a Fassa Bortolo, a Grohe, a Teka e a Sika também se juntaram a esta aplicação, com o intuito de divulgarem os seus produtos pelos arquitetos, engenheiros, instaladores, comerciantes e por todos os demais intervenientes no sector. Descarregue a APP Materiais de Construção  e consulte os catálogos de produtos destas e de outras empresas.

banner 7000


artebel associado da associacao plataforma para a construcao sustentavel

Bloco TERMOACÚSTICO da Artebel

O bloco TERMOACÚSTICO®  integra um sistema construtivo de alvenarias simples, com isolamento repartido, cujas características essenciais proporcionam um elevado desempenho térmico/regulamentar e a simplicidade do processo construtivo. O sistema inclui uma forra térmica concebida para este tipo de alvenarias.

bloco termoacustico da artebel associada do cluster habitat sustentavel


Associacao industrial do distrito de aveiro cluster habitat sustentavel

Congresso Internacional de Negócios

13/10, 9h-17.30h, no Auditório do Parque de Exposições de Aveiro.

O Congresso com entrada gratuita e inscrição obrigatória, será constituído por dois painéis, moderados e integrados por individualidades das áreas política, económica, empresarial que irão abordar, como questões centrais, "Tendências e desafios na internacionalização" e "O investimento, o crescimento e a cooperação empresarial". O Congresso acontece aquando do TECHDAYS Aveiro 2017.

Inscreva-se aqui.


Missão Empresarial à Colômbia – Bogotá

De 23-27/10, Bogotá. A Colômbia é a quarta maior economia da América Latina. É o terceiro exportador de petróleo para os E.U.A. e um dos países mais ricos em recursos naturais da América do Sul. Está entre as economias mais sólidas, apresentando diversas oportunidades para as empresas Portuguesas nos sectores de TICE e software, construção, entre outros. (Ler mais)

ME Bogota

Mais informações: Carla Vieira | Deolinda Costa | 234 302 499


anqip associado da associacao plataforma para a construcao sustentavel

ANQIP organiza a Conferência WatefCon 2018

A ANQIP, conjuntamente com a Universidade de Aveiro e a Water Efficiency Network, vai organizar em Aveiro, de 5 a 7 de Setembro de 2018, a Conferência Internacional WatefCon 2108, a qual será subordinada ao tema “Future of Water in Europe: Local, regional and global best practice”.

watefCon dois mil e dezoito conferencia agua da anqip

Mais informações aqui.


Simpósio Internacional CIB W062 2018

A ANQIP vai organizar, em colaboração com o LREC – Laboratório Regional de Engenharia dos Açores e a Comissão CIB W062 - Water Supply and Drainage, o 44th International Symposium CIB W062 Water Supply and Drainage. Este Simpósio será realizado em Ponta Delgada, nos Açores, 28 a 30/08 de 2018. Os tópicos deste Simpósio são: abastecimento de água em edifícios; uso sustentável da água em edifícios (aproveitamento de águas pluviais, reutilização de águas cinzentas e produtos eficientes); códigos, Regulamentos e Normas; drenagem predial; aspetos de saúde relacionados com sistemas prediais de água (Legionella, etc.); influência de desastres naturais, mudanças climáticas, inundações e terremotos.

simposio internacional cib w062 conferencia anqip proximo ano


Aleluia Ceramicas associada do cluster habitat sustentavel ceramico materiais

Aleluia Cerâmicas S.A. apresentou as suas mais recentes novidades em Itália

Alinhada com as últimas tendências internacionais, a Aleluia Cerâmicas apresentou 6 novas colecções na Feira Internacional de Cerâmica - CERSAIE, em Bologna, Itália. As novas propostas decorativas versam sobre a mistura improvável do gesso e do linho, a autenticidade e nobreza da madeira, a elegância sublime da pedra natural e até sobre propostas mais arrojadas altamente diferenciadoras no mercado. Este ano levou consigo uma surpresa, um tributo à arte azulejar portuguesa, que a Aleluia Cerâmicas manteve bem viva até aos dias de hoje, perpetuando a sua história e homenageando a nossa cultura.

PIAZEN

 Elegância natural com toque contemporâneo

paizen produto da aleluia ceramicas associada do cluster habitat sustentavel

TOUCH 

Toque de conforto através da mistura de gesso e linho

touch produto aleluia ceramicas associado do cluster habitat sustentavel

BOSCO

A naturalidade e a autenticidade da essência da madeira

bosco produto aleluia associado do cluster habitat sustentavel

REBOOT

Harmonia de contrastes

reboot produto da aleluia ceramicas associada do cluster habitat sustentavel

HERITAGE

Reinterpretação contemporânea da tradição

heritage reinterpretação contemporânea da tradição aleluia ceramicas

ARTISAN SELECTION

Quando a tradição e a modernidade se cruzam

artisan selection quando a tradição e a modernidade se cruzam


aeva associado da associacao plataforma para a construcao sustentavel 

A Escola Profissional de Aveiro abre três novas Unidades de Qualificação na Região de Aveiro

A Escola Profissional de Aveiro apresentou hoje em conferência de imprensa a abertura de três novas Unidades de Qualificação, alargando assim a sua presença física a mais três municípios da Região de Aveiro: Águeda, Albergaria-a-Velha e Vagos. A UniAPI – Unidade de Apoio à Inovação surge em Águeda, associada a duas empresas/instituições âncora, nomeadamente Globaltronic – Eletrónica e Telecomunicações, S.A. e a IPSS ‘Os Pioneiros’. A primeira com um curso de aprendizagem, ‘Técnico de Informática: Instalação e Gestão de Redes’ que já tem lotação esgotada e a segunda, com um curso de qualificação à medida, relacionada à saúde e bem-estar, no 3º setor. (ler mais)

Escola Profissional de Aveiro associada do cluster habitat sustentavel

 

> INFORMAÇÕES ÚTEIS
logo portugal 2020 cores fundos europeus

Candidaturas em Aberto - Portugal 2020

SIAC - Internacionalização

Data de início: 17-08-2017 | Data de encerramento: 13-11-2017


SI - Inovação Produtiva (Regime Contratual de Investimento)

Data de início: 07-04-2017 | Data de encerramento: 31-12-2017


SI - Inovação Produtiva (RCI)

Data de início: 07-04-2017 | Data de encerramento: 31-12-2017


SI - Projetos de I&DT Individuais (Regime Cont. de Inv.)

Data de início: 09-12-2016 | Data de encerramento: 31-12-2017


SI -  Projetos de I&DT em Co-promoção (Regime Cont. de Inv.)

Data de início: 09-12-2016 | Data de encerramento: 31-12-2017


SI - Proteção de Direitos da Propriedade Industrial

Data de início: 03-07-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020


SI - Internacionalização de I&D

Data de início: 28-04-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020


 SI - Inovação Produtiva

Data de início: 17-03-2015 | Data de encerramento: 31-12-2020

 

> EVENTOS
         
techdays dois mil e dezassete cluster coorganizador do evento   10 as jornadas tecnicas internacionais de residuos   stone industry fair

Techdays Aveiro 2017

 

Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos

 

Stone Fair

 

> INFORMAÇÃO TÉCNICA

Some causes of seismic vulnerability of buildings in urban areas

 Instability in double walls by deficient connection between the two wall panels

Fig. 1 - Instability in double walls by deficient connection between the two wall panels

Portugal is located in a seismic-prone region and, therefore, regulations have been adopted to ensure better safety conditions. However, some buildings in urban areas have characteristics that represent a huge risk to people and property in case of earthquake. Buildings built before 1960 are more vulnerable because before that there were no specific regulations for the calculation of the impact of an earthquake on a building’s structure. Buildings built after that time may also present a high degree of vulnerability, either because the engineering specifications were not complied with in construction, structural changes have occurred or they are severely damaged. It is also noted that, until recently, there still were construction failures and some lack of awareness of possible vulnerabilities. On the other hand, urban pressure has led to construction in areas at risk. This article seeks to draw attention to some weaknesses of buildings in urban areas that may aggravate their vulnerability in the event of an earthquake.

 

J. Mascarenhas1, L. Belgas2, F. G. Branco3
1 Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
3
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal

in atas do CINCOS'16, Lisboa (2016)

  para saber maissocial esquerdasocial fbsocial linsocial wssocial direita

compete cren
 
 
 
Esta mensagem foi-lhe enviada respeitando a legislação em vigor. Para anular automaticamente a sua subscriçãoo, deixando de
receber as nossas difusõees periódicas,